Ajudando a criança a se tornar independente

  • 0 comentários

Ajudar uma criança a ser independente é contribuir para seu crescimento pessoal. Isso requer disponibilidade, carinho e dedicação.

Desde bebê a criança necessita de ajuda e estimulação para tornar-se independente e com isso estar preparada para interagir com o meio em que vive. Para isso, pais e educadores precisam estar sempre dispostos e comprometidos para poderem participar de forma significativa nesse processo.

Esta participação acontece e todas as fases de seu desenvolvimento e é gratificante ver as crianças respondendo aos estímulos lançados a ela. O importante é não queimar etapas, a estimulação deve ser a seu tempo e nas suas condições físicas e psicomotoras, relacionadas e adaptadas conforme sua idade.

Quando bem vividas essas fases, passam a ter uma relação de troca muito agradável para a criança e igualmente para quem está cuidando dela. Muitas famílias ansiosas dificultam o desenvolvimento dessa independência porque tendem a fazer tudo por ela, aquilo que ela poderia fazer sozinha, embora de forma desajeitada.

A criança independente relaciona-se melhor com o mundo, por isso, quando ela não manifestar interesse e fazer algo sozinha, os pais devem sempre a incentivar, porém sem exigir perfeição. Quando esse processo está instaurado na família, todos participarão juntos das descobertas.

À medida que ela cresce, vai experimentando e desenvolvendo as possibilidades de lidar com situações novas e isso lhe causará prazer em aprender.

Compartilhamento Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *