Alimentos que protegem a saúde dos dentes das crianças

  • 0 comentários
Alimentos que protegem a saúde dos dentes das crianças

Os alimentos que podem nos ajudar a combater as cáries nas crianças:

– Frutas e verduras ricas em fibra: os alimentos que contêm fibra aumenta a salivação, que é uma defesa natural contra as cáries devido sua ação mecânica de limpeza dos restos de comida e sua ação química de neutralização dos ácidos que atacam os dentes. As frutas e verduras frescas, como a pera, a cenoura, a maçã e o aipo, não só ajudam a estimular o fluxo de saliva, mas também ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes e refrescar o hálito.

– Legumes e hortaliças como o feijão, são ricos em fósforo, que juntamente com o cálcio, constitui a estrutura dos dentes e ossos.

– Queijo, leite, iogurte natural e outros produtos derivados do leite. O cálcio, os fosfatos e a vitamina D do queijo, do leite e outros produtos lácteos são minerais importantes para a saúde dos dentes. Sobretudo no momento da formação dos dentes é importante que a dieta da criança contenha a quantidade suficiente de cálcio.

– Chicletes sem açúcar. Mastigar chicletes sem açúcar depois das refeições provoca um aumento da produção da saliva. Além disso, existem estudos sobre a ação do xilitol na inibição do desenvolvimento do Streptococcus mutans, que causa a cárie. De qualquer modo, algumas crianças devem ter cuidado com o consumo exagerado de edulcorantes artificiais e consultar um pediatra previamente.

– Água com flúor. A água potável com flúor, ou qualquer produto que tenha água com flúor, ajuda aos dentes. A água engarrafada pode não conter tanto flúor como a água de torneira, assim que, se essa for a sua principal fonte de água, assegure-se de utilizar a pasta de dente com flúor e consulte o seu dentista sobre o suprimento de flúor para as crianças. O flúor também está presente, em menor quantidade, em outros alimentos de origem vegetal como tomates, batatas, feijões, lentilhas, cerejas, sardinhas ou cavala.

Uma dieta saudável é um fator muito importante tanto para a saúde geral da criança como dos seus dentes, além disso, é fundamental para evitar a formação e o desenvolvimento das cáries, promover uma higiene bucal correta desde a infância. Sobretudo, se a tendência a cáries é alta ou o consumo de alimentos cariogênicos é elevado.

 

Fonte: Guia Infantil – por Sara Hawkins, dentista.

Compartilhamento Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *