Programação de Fevereiro e Lista de Materiais 2016

Dia:

4- Reunião com os pais dos grupos de trabalho 1, 2 e 3

Assunto: Adaptação da criança à escola.

Horário: 19h30

Local: Espaço Alternativo

VAMOS FALAR UM POUQUINHO SOBRE ADAPTAÇÃO?

ADAPTAÇÃO…ETAPA DE TRANSIÇÃO!!!

O ingresso da criança na escola é para ela uma experiência nova, de ansiedade, curiosidade, desconfianças, medos e, ao mesmo tempo, um momento de alegria e satisfação; pois está sendo inserida em um universo de brincadeiras, fantasias, integrando-se a um grupo, socializando e manifestando desejos.

O período de adaptação é fundamental que aconteça de maneira saudável e é preciso respeitar o tempo de cada um, pois nem todas respondem às expectativas dos pais e dos educadores da mesma maneira e no mesmo tempo.

Cada criança é um ser único, com suas capacidades e limitações. No período de adaptação, educadores se preparam para recebê-los e é importante que os pais, também, estejam seguros e equilibrados para que participem significativamente desse momento.

O processo leva o sujeito a dominar as exigências do meio, através de situações desconhecidas, irá perceber que está longe dos pais e terá que aprender a conviver com essa ausência. Esse é um dos momentos que precisamos ensinar as crianças a enfrentarem, sozinhas, os desafios da vida. A melhor forma é prepará-los para que isso aconteça com tranquilidade e segurança.

Quando os pais não conseguem transmitir esse equilíbrio à criança ela mostrará comportamentos de aflição, rejeição e angústia, pois está sendo deixada em um lugar totalmente desconhecido.

Estes  comportamentos serão caracterizados por choros constantes, apego aos seus pertences, resistência em sair do colo dos pais, morder coleguinhas, isolamento do grupo, ou seja…algumas manifestações inesperadas, mas que fazem parte de todo o processo. Não podemos repreendê-las por isso, apenas ensiná-las que esse comportamento não é “legal” e dar tempo para que ela aprenda a lidar com isso.

Outro fator relevante é estabelecer um horário reduzido nesses primeiros dias, ou nesse primeiro mês – cada criança necessita do seu tempo. Assim, ela conquistará o seu espaço e fará dele um lugar agradável de passar o seu dia. Com o tempo as brincadeiras, os brinquedos, a voz da professora e o aprendizado que irá adquirir, mostrará a criança que é gostoso ir para a escola e que lá fará grandes amigos.

A socialização fará parte do seu crescimento psíquico, emocional, cognitivo e ela passará a fazer parte de uma estrutura necessária para a sua constituição enquanto sujeito.

Contudo, respeitar o momento de cada uma, transmitir segurança à criança, incentivá-la a ir para a escola e acreditar no seu desenvolvimento são os pontos fundamentais para que o processo da adaptação ocorra de maneira saudável e significativa.

11 – Início das aulas para todos os grupos de trabalho.

11 a 26 – Período de adaptação para todos os alunos.

Neste período, os alunos terão uma programação bem divertida, pra socializar e integrar com todos os amigos da grande família que é a escola “Pintando o Sete”!

Para melhor organizar as brincadeiras vamos dividir, também, por idade, sendo que os grupos de trabalho 1, 2 e 3 terão uma programação mais flexível, levando em conta o ritmo de cada criança para melhor adapta-las ao ambiente escolar.

Confira a programação:

11- ( 5ª feira) – Caça ao tesouro no parque com os grupos

GT3,GT4, G5 e 1º ano

Haverá um “caça ao tesouro” no parque fazendo uma grande integração entre amigos dos grupos.

12- (6ª feira) – Visita da Recreadora Vivi

Vamos ter uma visita especial para brincadeiras na quadra.

15 – (2ª feira) – Brinquedos na quadra

Vamos brincar de amarelinha, tiro ao alvo, jogo do contato (na quadra!) e juntos nos divertir pra valer .

16 – (3ª feira) – Cinema na escola

Nesta tarde assistiremos um filme, com muita pipoca!

17 – (4 ª feira) – Pintura no muro na escola

Neste dia, os grupos 4, 5 e 1º ano serão os nossos convidados.

Horário: 17h.

18 – (5ª feira) – Esporte mix e tarde do picolé

Vamos correr, pular corda, chutar a gol e brincar fazendo muita ginástica. Depois, um refrescante momento com picolés!!!

19 – (6ª feira) Waterplay ( Atividades com água)

Serão brincadeiras muito refrescantes, baldes e esponjas…HUMMM!!!!Vai ser demais!!!

***Neste dia, as crianças precisam trazer: roupa de banho, toalha,

protetor solar e muita disposição para brincar!!!

22 – ( 2ª feira) – Show de calouros ( Karaokê)

Os alunos serão os cantores!! Vai ser uma festa!!!!

23- (3ª feira) – Aerobrincadeiras

Obstáculos, brincadeiras e ritmos na quadra, e até, dança da cadeira!

24- (4ª feira) – Teatro com as professoras

Faremos teatro para as nossas crianças!!!

*Pintura no muro da escola da escola com os pais dos grupos 1, 2 e 3.

Vamos colocar nossa criatividade em ação! Muito guache, pincel e muita alegria para deixar nossa escola ainda mais legal.

24 – Reunião para todos os pais – Horário 19h30.

Nesta reunião nosso objetivo será:

* Integrar, conhecer e rever todos os pais que fazem parte da nossa escola.

  • Apresentar toda a equipe do corpo docente e equipe multidisciplinar.
  •  Avisos gerais com a Direção.

Obs.: A Proposta Pedagógica será apresentada por sala em cada grupo de trabalho, respeitando as idades das crianças, a faixa etária em que são divididas por grupo e as rotinas diárias. No início do mês de março acontecerão estas reuniões por sala; para, também,uma maior aproximação da direção com os pais.

Esperamos contar com a presença de todos os pais ao chamado da escola!

Obrigada pela atenção!

25 – Início dos projetos com a escolha do nome da turma.

A partir da escolha do nome da turma, cada sala terá um tempo para trabalhar este nome. Partiremos em busca dopróxi mo tema de pesquisa… Fiquem de olho na próxima programação mensal! Até lá!

Nossa Equipe de Professores

ESPAÇO BABY – Prof. ª Daiana – Pedagoga

Monitoras: Francielle – Pedagoga

Scheila – Peadagoga

Leila – Cursando Magistério

GRUPO DE TRABALHO 2 – Profª Karla – Pedagoga

Monitora: Yuri – Cursando Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 2 – Profª. Thayse – Cursando Pedagogia

Monitora: Greice – Cursando Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 3 – Profª . Julia – Pedagoga

Monitora: Vivi – Cursando Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 3 – Prof.ª Cecília – Pedagoga

Monitora: Gisele – Cursando Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 4 – Prof. ª Juliana ( Licença Materinidade)

Monitora: Lorena ( monitora volante) – Cursando Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 4 – Prof. ª Chayana – Pedagoga

Monitora: Andrea ( monitora volante) – Formada no Magistério

GRUPO DE TRABALHO 5 – Prof. ª Gabriela – Formanda em Pedagogia

GRUPO DE TRABALHO 5 – Prof.ª Priscila – Pedagoga

Mauricio – Prof.º de Educação Fìsica

Substituta : Josimeri – Pedagoga

Prof. Josias – Musicalização

Cintia Wesphal – Psicologia

Sabrina Tolentino – Fonoaudilogia

Fabiane – Odontopediatra

Roberta R. Amorim – Nutriconista

Mariana – Secretária

Alimentação na Escola

No regimento interno da escola (disponível na agenda das crianças) consta que: “… Para os alunos dos grupos de trabalho 1, 2 e 3 a alimentação será fornecida pela escola. Para os demais alunos, ficará a critério dos pais lanchar ou não na escola; desde que se siga o cardápio oferecido pela escola ( a fim de evitar problemas entre as crianças)… Pedimos, encarecidamente, que as crianças não tragam para a escola: chocolate, salgadinho, refrigerante, ou qualquer tipo de guloseima.”

…A alimentação é vista no nosso contexto educativo, como um meio a mais para ampliar a aquisição de novos conhecimentos e proporcionar a autonomia da criança no ato de se alimentar. É fundamental neste processo o planejamento da alimentação das crianças (qualidade e quantidade). Este planejamento consiste nas seguintes atividades: elaboração do cardápio, orientação, conscientização e formação de hábitos saudáveis; como também, higiene alimentar e boas maneiras no local e na hora das refeições…

E este ano, teremos o auxilio da nossa Nutricionista Roberta que estará ministrando aulas de culinária num espaço todo projetado para despertar nas crianças ainda mais o gosto pelos alimentos saudáveis.

Na nossa cozinha pedagógica os alunos terão a oportunidade de aprender e experimentar novos alimentos.

Para aqueles que trazem lanche de casa, lembramos que em momento algum colocamos ou exigimos a marca do produto a ser adquirida para o lanche, e, sim, que tragam o lanche similar ao que está sendo servido. Como convivemos em grupo, precisamos de algumas regras para que todos, ou a grande maioria, convivam em harmonia e com uma alimentação saudável. Pois, quando temos crianças com restrições alimentares, lanchando em grupo, não podemos permitir de forma alguma umas se deliciando com produtos nada saudáveis e outras não. Aqui, felizmente, todas as crianças recebem o mesmo tratamento e a igualdade nesta fase do crescimento é primordial para uma boa educação.

Desta forma, pedimos aos pais que coloquem isto para as crianças de uma maneira positiva, fazendo com que entendam e assim, possam colaborar sem problemas, como é feito na escola, onde as regras são construídas por eles.

Acreditamos e sabemos que a escola é um espaço de convivências culturais, no qual a democracia deve prevalecer, mas regras existem para se viver em harmonia em grupo.

Durante o ano, refletimos bastante sobre o cardápio que está sendo reformulado para que as crianças possam experimentar outros alimentos de maneira saudável, aliando sempre uma maneira saudável, nutritiva e gostosa de alimentar na escola.

Filosofia da Escola

Trabalhamos dentro de uma proposta baseada no construtivismo.

Estimulamos a busca do conhecimento e a realização integral e harmoniosa da criança num processo de construção de sua autonomia moral e intelectual; levando-a a sentir, agir e experimentar, criando espaços onde as idéias e experiências serão construídas e partilhadas, tornando as atividades prazerosas, lógicas, lúdicas e atrativas para todas as crianças.

***No mês de março marcaremos reuniões por sala para falar da Proposta Pedagógica. Fique atento na programação.

Inglês na Escola

A partir da primeira semana de março começarão as aulas de inglês, aqui na escola, duas vezes por semana, a partir do grupo de trabalho 3. Os interessados em conhecer o método e saber de maiores detalhes deverão entrar em contato com as coordenadoras pelos fones : 8427 -1471 (Paola) ou 9994-9255 (Paula)

Visitem o site : www.thekidsclub.com.br e conheça um pouquinho desta escola que faz sucesso com a criançada!!!!

***As matrículas poderão ser efetuadas na secretaria.

***As aulas terão início na primeira semana de março.

Aulas Extras

Após as 17h30 ofereceremos atividades extras curriculares a partir do grupo de trabalho 3 , como:

Segunda- feira : JUDÔ – Profº Eduardo

Terça-feira: CAPOEIRA – Capitão Edson

Terça ou Quinta-feira : BALÉ

Quarta ou Sexta-feira : ESCOLINHA DE FUTEBOL – Profº

Fernando (Palhão)

Lista de Materiais 2016 – Espaço Baby

MATERIAIS QUE FICAM NA ESCOLA:
Lençol e travesseiro
1 brinquedo novo (PEDAGÓGICO) que possa ficar na escola
4 rolos de embalagem plástica para freezer
4 caixas lenço de papel (grande)
2 livros de histórias
3 Cd’s novos com envelope de papel
Cobertor (somente no início do inverno)
Copinho ou mamadeira para água
Mamadeira
Trocador ou fralda de pano
Toalhinha ou fralda para a boca
Fralda descartável
Mandar sempre na bolsa mais uma roupa (caso precise)
Pomada para assadura

MATERIAIS DE HIGIENE:
Lenço umedecido
Pomada para assadura
1 Escova dental ou silicone para dedo
1 pente / ou escova
1 sabonete líquido
1 toalha de rosto
1toalha de banho (se preciso)
1 creme dental

* TODO MATERIAL DEVERÁ ESTAR COM O NOME DA CRIANÇA.
* DATA PARA ENTREGA: DIA 01 a 02/ 02/ 2016 – 14h às 17h15.
* NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER MATERIAL QUE NÃO ESTIVER COM O NOME DEVIDAMENTE MARCADO.

Lista de Materiais 2016 – GT2, GT3, GT4, GT5 e 1° Ano

3- CD’s novos com envelope de papel
2- mts. papel pardo
2- folhas de celofane
2- folhas de papel de seda
2- papel crepom
5– folhas de E.V.A
2 – tubos de cola tenaz ( 90g )
1 – cx. Lápis de cor (com 12)
2 – folhas de papel laminado
2 – folhas de papel lustroso
2 – folhas de papel camurça
400 – folhas de papel sulfite- branca
100 – folhas de papel sulfite – colorida
1 – pasta com elástico
1 – tesoura sem ponta (de boa qualidade e sem enfeites)
2 – fitas crepe – 25mm x 50m – ( Que tenha uma boa aderência)
1 – livro de história infantil (Editora Brinque- Book ou Ciranda Cultural)
4– caixas de massinha para modelar Soft – 150g.
1 – cx. giz de cera grosso (Obs.: Para o grupo de trabalho 2 – Meu primeiro Giz)
1 – caixa de cola colorida
1 – jogo canetinha hidrocor (com 12)
1 – canetão
1 – pincel nº 10
1 – avental ou camiseta grande (usada )
3 – metros papel contact transparente (de boa qualidade)
5– folhas papel duplex
1 – paninho para limpar pincel
5 – cartolinas brancas
1 – caixa plástica ou papelão (para uso pessoal)
1 – pincel atômico
5 – grampos trilho
1 – cola gliter ou brocal
1 – caixa de guache lavável c/ 12
1- caneta com tinta permanente (retro projetor)

SOMENTE PARA ALUNOS DO G.T.5 E 1° ANO:
1 – caderno de desenho
1 – borracha
1 – régua (30cm)
2 – lápis preto
1 – caderno capa dura para G.T.5 (96 folhas)
1 – apontador
1 – brinquedo pedagógico para alfabetização
1 – guarda lápis

MATERIAIS DE HIGIENE:
1- escova dental
1- creme dental
1- Toalha de rosto (com o nome)
1 – copo plástico (com o nome)
1 – pente (com o nome)
1 – almofada (com nome)
3 – caixas de lençol de papel grande
2 – sabonetes
1 – rolo de saco plástico (embalagem plástica para freezer)

MATERIAIS PARA AULA DE ARTES:
20 Botões (qualquer tipo)
1 pacote canudinho simples
1 pacote de palitos de churrasco
1 pacote de palitos de picolé
Forminhas de brigadeiro (qualquer tipo e cor)
1 pacote de lantejoulas (qualquer tamanho e cor)

*TODO MATERIAL DEVERÁ ESTAR COM O NOME MARCADO. *PEDIMOS A COLABORAÇÃO DOS PAIS PARA PROVIDENCIAR A LISTA DE MATERIAL PARA O DIA 01 e 02 /02/2016 – Horário 14h às 17h15
*Outros materiais de sucata serão pedidos ao longo do ano letivo